Decorreu no dia 12 de outubro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, a Assembleia Eleitoral para os corpos sociais da Associação no biénio 2024-26.
Conforme previsto nos estatutos do MINOM-PT, e divulgado com a devida antecedência, todos os sócios com quotas em dia puderam votar.
A seguir encontre informações da Lista Eleita, bem como o Programa de Atuação:
Lista eleita aos Corpos Sociais do MINOM-Portugal
Biénio 2024-2026
Mesa da Assembleia Geral
César Lopes
Liliana Póvoas
Manuel Furtado Mendes
Direção
Aida Rechena
Emanuel Sancho
Raquel Janeirinho
Vogais da Direção
Manuela Teixeira
Manuelina Duarte
Vânia Carvalho
Conselho Fiscal
Manuel Antunes
Isabel Víctor
Jaime Fernandes
PROGRAMA DE ATUAÇÃO
INTRODUÇÃO
A lista que se apresenta às eleições dos corpos sociais do MINOM-Portugal para o biénio 2024/2026, caso venha a ser merecedora da preferência dos/as associados/as, irá empenhar-se nos seguinte PROGRAMA DE ATUAÇÃO:
Desde a sua criação que o Movimento Internacional para uma Nova Museologia se assume como um movimento de vanguarda no que respeita à reflexão sobre a museologia, os museus e a sua interação e compromisso com a sociedade. Abertos os museus à participação de todos/as os/as interessados/as, pensamos a mudança cultural e social através da prática de uma museologia ativa e interativa.
No biénio 2024–2026 queremos continuar a seguir esse trilho, mantendo como reflexão e questionamento de base a “função social do museu hoje”. As respostas devem-nos manter permanentemente insatisfeitos/as.
Na procura incessante para compreender as realidades multifacetadas da sociedade contemporânea, num mundo em convulsão, questionamo-nos sobre quais as bandeiras que o MINOM deve levantar em colaboração com a sociedade e os museus.
O MINOM-Portugal, no ano de 2024, estabelece as seguintes diretrizes para reflexão e debate:
A) Impacto da Democracia: O impacto que a Democracia, instaurada após a Revolução de 25 de abril de 1974, teve sobre os museus portugueses – em particular nos novos museus de proximidade, comunitários, colaborativos e de cidadania. Consideramos as transformações sociais, culturais e institucionais que se seguiram a esse marco histórico e se refletem na atualidade.
B) Responsabilidade Social: A responsabilidade social das instituições museológicas concretizada através do seu envolvimento com questões sociais relevantes, como a cidadania, os direitos humanos, igualdade de género e a transformação social.
C) Conflitos Globais: Uma reflexão sobre os conflitos mais violentos que atualmente afligem diversas regiões do mundo. Procuramos compreender os seus impactos nomeadamente na preservação do património material e imaterial, bem como as razões culturais subjacentes aos mesmos.
D) Crise Ambiental: A crítica situação ambiental ao nível global, que se encontra à beira do colapso. O papel dos museus na conscientização e promoção de práticas sustentáveis é fundamental para o futuro da humanidade.
E) Desenvolvimento de IA: A aceleração dos processos de desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) com consequências ainda desconhecidas para os museus e para os perfis dos profissionais desta área. É necessário refletir sobre como a IA pode ser utilizada para melhorar as práticas museológicas.
F) Perda de Autonomia: A aparente perda de autonomia e de projeção dos museus, com particular enfoque naqueles ligados à intervenção política, ao ativismo social e cultural e à reflexão. É necessário discutir formas de manter a independência e relevância dos museus.
PLANO DE ATIVIDADES PARA O BIÉNIO
Durante o biénio 2024-2026, a direção do MINOM-Portugal propõe as seguintes atividades:
- Promover a edição do Boletim do MINOM “30 anos do MINOM-Portugal”;
- Organizar e realizar o Encontro do MINOM-Portugal sobre Museus e 25 de Abril;
- Potencial coorganização de Jornadas sobre a Função do Museu, dependendo da solicitação de parceiros;
- Participação em conferências nacionais e internacionais;
- Apoio a novos projetos em parceria, quando pertinente;
- Realização de reuniões online abertas aos sócios;
- Reuniões regulares da direção.
Membros da Direção do MINOM Portugal
Aida Rechena, Emanuel Sancho, Raquel Janeirinho