história e Identidade

I Atelier Internacional - Ecomuseus/Nova Museologia, Quebec. 1984.

MINOM-ICOM

Internacional

Fundado em 1985, em Lisboa (Portugal), durante o II Atelier Internacional de Nova Museologia, o MINOM-ICOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia foi o resultado do I Atelier Internacional – Ecomuseus/Nova Museologia, que teve lugar no Quebec (Canadá), em 1984, quando museólogos de 15 países adotaram a Declaração de Quebec como referência para o movimento. Suas origens ideológicas encontram-se na Declaração de Santiago, adotada em 1972 no Chile.

Flâmula de II Atelier Internacional - Nova Museologia, Lisboa, 1985 e Encontro do MINOM, 1990. Acervo Museu do Casal de Monte Redondo. Renova Museu/MCMR, 2019.

O QUE É ?

Com base fundamentada na preocupação com a mudança social e cultural, o MINOM reúne indivíduos que se dedicam à museologia ativa e interativa. Está aberto a todas as abordagens que façam do museu um instrumento de construção e desenvolvimento da identidade da comunidade.O MINOM favorece as relações cooperativas entre usuários e profissionais, bem como a colaboração intercultural.O MINOM é uma organização internacional afiliada ao ICOM (Conselho Internacional de Museus).

MINOM-ICOM

Portugal

Após 10 anos da fundação do Comitê Internacional, em 23 de Junho de 1995, nasce a primeira delegação local, o MINOM-ICOM Portugal, que passou a conter novas perspectivas de ação e renovadas responsabilidades individuais e coletivas.O Comitê Português dinamiza então importantes parceirias locais, para o desenvolvimento de projetos e eventos como as Jornadas sobre a Função Social do Museu, por exemplo. Ver mais informações em nosso ARQUIVO.
Encontro Comemorativo das I Jornadas Sobre a Função Social do Museu de 1988, Vila Franca de Xira, 24 de novembro de 2018.

DIREÇÃO biénio 2021-2023

Aida Rechena

Emanuel Sancho

Raquel Janeirinho